Santa Mônica Centro Educacional: por que o seu filho deve estudar aqui?

16 minutos para ler

Diante da relevância da educação qualificada, uma das maiores preocupações dos pais é com escola dos filhos. Certamente, esse é um ponto de atenção porque envolve fatores que vão muito além de um mero investimento financeiro, concorda? Nesse sentido, conhecer melhor o Santa Mônica Centro Educacional pode auxiliar as famílias nesse processo.

Nessa perspectiva, vamos apresentar todos os serviços oferecidos pelo SMCE, desde a escola infantil até a preparação para o vestibular. Saiba porque escolher um colégio que contribua positivamente para a formação dos filhos. Conheça a metodologia utilizada no SMCE e suas maiores vantagens para o aprendizado e formação do aluno. Acompanhe!

Por que a escolha da instituição de ensino é um diferencial tão importante?

Além de transmitir conhecimento cultural e conteúdos teóricos para os alunos, a escola tem a função de auxiliar na formação pessoal e orientar no aspecto do desenvolvimento da cidadania. Entre outros aspectos, nisso reside a importância de optar por uma instituição — como o Santa Mônica Centro Educacional — que preconiza valores alinhados com os objetivos dos pais.

Portanto, os familiares devem analisar todos os pormenores relacionados à missão, objetivos e sobre a filosofia que guia a instituição que seus filhos estudam. Também é de suma importância conhecer as metodologias utilizadas pelo setor pedagógico e a forma como os funcionários da escola tratam os alunos.

Portanto, uma escola diferenciada precisa oferecer bem mais que um ensino de qualidade. O ideal é que a instituição observe valores como inclusão e ensine os estudantes noções básicas de respeito à diversidade. Também é preciso fomentar uma cultura ambiental sustentável, assim como princípios centrados na valorização da vida como um bem maior.

Como a escola contribui para a formação do seu filho?

Uma boa escola pode contribuir de várias formas para a formação de cidadãos conscientes da necessidade de construir um mundo melhor. Assim sendo, convém escolher uma instituição alinhada com princípios e valores que promovam ensinamentos que excedam os conteúdos curriculares.

Sob essa ótica, o Santa Mônica Centro Educacional apresenta características compatíveis com essa necessidade. Observe quais são!

Proximidade com os responsáveis

Nossa escola entende a importância de estar próximo dos pais para conseguir oferecer uma educação de qualidade. Nossa missão está consolidada em princípios que colocam essa relação de parceria como ideal. Portanto, alunos e pais têm abertura para dialogar com os responsáveis e construir vínculos que estimulam o bem-estar e a harmonia no ambiente escolar.

Memória afetiva 

Nossa instituição defende a construção de práticas para estimular a memória afetiva, pois valorizamos critérios que vão além da construção do conhecimento. Assim, trabalhar a memória afetiva pode deixar marcas profundas, pois nossos ex-alunos se lembram de coisas que marcaram a memória afetiva deles. 

Material didático para a alfabetização

O material didático é um dos principais instrumentos pedagógicos para garantir o suporte aos mais diversos métodos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, os materiais para a alfabetização são produzidos em diversas linguagens e formatos. 

Com isso, os professores que atuam nas séries iniciais podem se embasar nesses recursos para definir as melhores estratégias de ensino. Além disso, esses materiais são verdadeiras fontes de inspiração para tornar as atividades mais dinâmicas e estimular as crianças a novos aprendizados.

Qual é a metodologia utilizada no SMCE?

Em tese, pode-se afirmar que o método de ensino escolhido pelo projeto pedagógico do SMCE é a mola propulsora de todas as unidades presentes no estado do Rio de Janeiro. Ou seja, ela é a base que norteia as decisões tomadas pela equipe pedagógica. 

No Santa Mônica Centro Educacional, a metodologia utilizada é a sociointeracionista. Essa proposta explora o lúdico e valoriza e estimula as atividades em grupo, o desenvolvimento da linguagem e as habilidades focadas nas relações interpessoais. 

Desenvolvido por Vygotsky no século XX, esse modelo defende a construção de uma prática pedagógica que promova os avanços dos alunos partindo do desenvolvimento social para o individual.

Logo, entender os benefícios que essa metodologia de ensino representa para os alunos é crucial. Independentemente da fase em que se encontram, esse modelo permite que o seu tempo e habilidades sejam respeitadas. Para os bebês, por exemplo, é possível acompanhar cada avanço e estimular aptidões que os tornem mais autônomos.

Quais os benefícios da metodologia sociointeracionista?

Seu principal pilar é o estímulo às interações sociais, já que a integração com outras pessoas influenciam consideravelmente o desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem. 

Contextualmente, a adoção de uma metodologia que preconiza tais processos traz vantagens substanciais tanto para a escola, quanto para os alunos. 

Para a instituição, esse plano metodológico possibilita:

  • priorizar uma educação humanizada que possibilite a formação de cidadãos com habilidades sociais diferenciadas;
  • estimular o aluno em um contexto de socialização que influencie positivamente o seu aprendizado; 
  • priorizar a análise dos reflexos oriundos do interior dos indivíduos, por meio da forma como interagem com o outro;
  • mostrar a importância de socializar com colegas que têm diferentes concepções dentro da mesma realidade;
  • incentivar a interação entre a escola, equipe pedagógica e a comunidade escolar.

Já para o aluno, a metodologia sociointeracionista é vantajosa porque:

  • melhorar o seu envolvimento social com o meio;
  • desenvolver habilidades e virtudes voltadas para a melhoria da inteligência emocional;
  • promover o autoconhecimento necessário para a construção da cidadania;
  • perceber os aspectos mais relevantes ao desenvolvimento e crescimento durante a sua trajetória escolar.

Quais são os diferenciais no mercado?

Listamos os principais fatores que tornam o SMCE uma escola de destaque no Rio de Janeiro. Veja quais são!

 Tecnologia em favor da aprendizagem 

O Portal SAS, parte integrante da Plataforma SAS oferece soluções digitais como Simulados, Banco de Questões, Avaliações Diagnósticas, SAS APP, SASTV, Tarefas On-line. A ideia é utilizar o lúdico em favor e na complementação do aprendizado. Nossa instituição também se preocupa em respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno. 

Deste modo, a Plataforma SAS é uma solução educacional que adiciona resultados eficazes à experiência de aprendizagem. O objetivo é estimular a formação do pensamento crítico centrado em valores éticos, gentileza e respeito ao se relacionar com os demais colegas.

Portanto, esse sistema de ensino disponibiliza um conjunto de soluções pedagógicas que traz consigo inúmeros benefícios ao aluno. Ou seja, não é apenas um material impresso.

Eureka

O Eureka é uma das ferramentas oferecidas pelo Portal SAS. A ideia é incentivar a participação do aluno em suas tarefas escolares. Assim, a cada capítulo do livro que ele termina, há uma atividade de gamificação. Para as turmas do 4º ano ao 9º ano, os conteúdos contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática.

A proposta do Eureka é promover uma educação humanizada, dinamizar as atividades e proporcionar uma revisão prazerosa para a criança. Esse game cobra todos os conteúdos do capítulo finalizado. Conforme o aluno vai acertando as questões, o grau de dificuldade aumenta. Caso ele apresente dificuldade, o nível de dificuldade é reduzido.

Videoaulas

Além das aulas presenciais, o Portal SAS disponibiliza gravações com os conteúdos oferecidos pela escola. Se o aluno tiver dificuldade, ele tem a oportunidade de rever os materiais e reforçar o aprendizado. 

Avaliação diagnóstica

O nome fala por si só, essa ferramenta indispensável engloba os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Para essas séries a avaliação diagnóstica é feita via Potal SAS. Já para as turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, ela é feita presencialmente, na escola. 

Devido às necessidades específicas da Educação Infantil até o 1º ano, são os professores que realizam as atividades avaliativas. O objetivo é identificar se há lacunas na aprendizagem em conteúdos essenciais.

Durante a pandemia de Covid-19, essa avaliação foi um importante instrumento para a escola entender as dificuldades de cada aluno. Isso foi importante para o nivelamento das turmas na volta ao ensino presencial, já que o SMCE deu uma atenção especial ao resgate dos conteúdos em que os alunos apresentaram mais dificuldade.

Suporte para o vestibular 

No SMCE, os alunos do Ensino Médio participam de um programa de preparação específica para o ENEM e os principais vestibulares. Utilizamos uma metodologia com aulas interativas mescladas com atividades presenciais. Com a implantação do Novo Ensino Médio, os resultados se tornam ainda mais promissores.

Mesas interativas interdisciplinares

Considerando que a proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é promover o aprendizado por meio da interdisciplinaridade, oportunizamos o desenvolvimento desses conteúdos com as mesas educacionais. Esse processo de ensino e aprendizagem torna-se mais interativo, divertido e cativante. Nesse modelo, utilizamos a tecnologia na escola aplicada à educação de forma multissensorial.

SAS Enem 

Nossos vestibulandos fazem seis simulados durante o ano, de forma online. Ao final, é gerado um relatório de exercícios que permite a revisão de conteúdos cobrados nas questões. O objetivo é rever os pontos de maior dificuldade em tempo de recuperá-los antes da data de aplicação do exame nacional.

Pratique redação

A prova de redação do Enem vale 1000 pontos e é bastante desafiadora. Tendo isso em vista, o SMCE criou uma plataforma que reúne diferentes temas de redação para o aluno treinar ao longo do ano.

Para os treineiros, no “Pratique redação” há conteúdos explicativos focados nas orientações básicas para a elaboração de textos conforme o padrão exigido pelo Enem. Os temas são versáteis e motivam a prática da escrita.

Terceira série plus

Na escola, as turmas da 3ª Série do Ensino Médio estudam no horário matutino, mas, além das aulas que contemplam os conteúdos disciplinares tradicionais, de segunda a quinta-feira, são oferecidas aulas online extras.

A ideia é trabalhar questões dos vestibulares mais concorridos e preparar o aluno para os processos seletivos mais desafiadores.

Atividades extraclasse

O objetivo dessas atividades é estimular a participação em modalidades esportivas que promovam o envolvimento do aluno em jogos e competições escolares. Como parte do plano pedagógico, a escola incentiva o desenvolvimento de valores primordiais para a vida.

Nesse contexto, os mais relevantes — e que podem ser trabalhados nessas modalidades — são o trabalho em equipe , além de noções de solidariedade e cooperação.

Controle de acesso eficiente

As unidades do SMCE são equipadas com um sistema de segurança, que permitem aos pais e responsáveis saberem os horários exatos que seus filhos entram e saem da instituição. Para tanto, é utilizado um aplicativo próprio para o envio de mensagens informando o horário de entrada e saída.

IsCool app

É um aplicativo pelo qual a escola divulga atividades e envia comunicados às famílias, além de dar acesso ao boletim, boletos, agenda escolar e muito mais. Nesse mesmo app, também chegam as notificações de entrada e saída do aluno.

Preocupação com capacitação e atualização dos docentes 

Por meio do SMCE experience, há a promoção de seminários e palestras com a presença de profissionais de renome no mercado. O objetivo é contribuir para a capacitação e formação do nosso time de educadores. Afinal, são os professores que passam maior tempo em contato com os alunos. Logo, eles precisam estar bem preparados para exercer seus papéis.

Quais os projetos desenvolvidos pelo SMCE?

Gostaria de entender mais sobre os projetos extracurriculares desenvolvidos pela nossa instituição? Confira!

Projeto “Fazer o bem faz bem”

Nessa campanha, a escola estimulou a participação de toda a comunidade escolar na arrecadação de alimentos para população carente residente na região onde o SMCE está inserido. A campanha de alimentos é nos meses de março e abril, enquanto a de agasalhos e cobertores acontecem em maio e junho.

Essa ação segue um cronograma que contempla a oferta de diferentes insumos e materiais. Entre os meses de maio e novembro, a escola incentiva a doação de sangue. Já a arrecadação de brinquedos acontece no mês das crianças: outubro. O objetivo é promover a conscientização sobre a necessidade de ajudar o próximo.

Educação financeira

No SMCE, há aulas quinzenais para os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A ideia é trabalhar noções de empreendedorismo e conscientização financeira para despertar outras competências importantes. Nessa proposta, as crianças aprendem conceitos de educação financeira e compreendem a importância de reduzir o consumismo desnecessário.

Quais são os diferenciais do Programa bilíngue do SMCE?

O Programa de ensino bilíngue da International School desenvolve a aprendizagem sólida e eficaz do inglês, no qual o idioma é integrado a outras áreas do conhecimento. Além disso, os participantes têm orientação de assessores do International School, com material didático específico. 

Esse Programa está sendo oferecido inicialmente para as turmas do 1º ao 6º ano do ensino fundamental nas unidades da Freguesia, Taquara, Barra da Tijuca, Recreio e Maricá. Nessa última, é ofertado para as séries do 1º ao 5º ano.

Mas para aumentar o envolvimento dos estudantes com atividades em outro idioma, é necessário inserir os alunos no contexto básico que possibilite maior vivência com a segunda língua. Desse modo, a escola pode explorar alguns temas que os jovens e crianças já estão familiarizados. 

Para tanto, o ideal é proporcionar experiências que integrem as atividades do cotidiano dos estudantes. Uma das mais importantes — e que favorecem a prática do inglês — é a linguagem utilizada na tecnologia, cujas palavras são mais comuns no esporte, na música e nas interações das redes sociais.

Elencamos algumas vantagens que o ensino bilíngue do SMCE proporciona aos nossos alunos. Confira! 

Desenvolve novas habilidades cognitivas

Considerando que o cérebro é formado por milhões de neurônios e que apenas uma pequena parte deles é utilizada ao longo da vida, o ideal é estimular a aquisição de novos conhecimentos. Tais aprendizados promovem o desenvolvimento cognitivo, que são mais fáceis para as crianças porque elas estão em fase de desenvolvimento.

Além disso, o estímulo ao aprendizado de um novo idioma em crianças pequenas e jovens favorecem até mesmo a percepção gramatical da própria língua nativa. Ainda, faz expandir a mente e facilita o aprendizado de outros conteúdos, eleva a flexibilidade mental, favorece o controle da ansiedade e aumenta o nível de atenção e foco nos estudos.

Favorece a interação com culturas diferentes

O aprendizado de uma nova língua ajuda a incorporar conhecimentos sobre novas culturas. Atualmente, há um aparato tecnológico ou Apps que possibilitam o contato com diversos programas de outros países. Quem domina o inglês, por exemplo, tem a oportunidade de conhecer o modo de vida e as manifestações culturais de diferentes povos.

Aumenta as chances de aprovação em vestibulares

No Brasil, em todos os níveis de escolaridade há cobrança de uma segunda língua. Logo, os pais devem incentivar seus filhos a estudarem novos idiomas, desde cedo. Além do Enem, que exige conhecimento de língua estrangeira, o aluno precisa dominar o inglês para facilitar a sua trajetória no vestibular e, depois, na própria faculdade.

Independentemente da escolha profissional, a maioria dos artigos adotados pelos professores universitários são em inglês. Isso acontece porque a atualização das informações científicas demoram a chegar no Brasil. Como o idioma ainda tem peso universal, os novos estudos são publicados, preferencialmente, em inglês.

Como é a infraestrutura da escola?

O Santa Mônica Centro Educacional oferece aos seus alunos uma infraestrutura moderna e diferenciada. A proposta dos gestores é que todas as unidades tenham o mesmo padrão de qualidade para atender a todas as demandas e expectativas das famílias.

Logo, o ideal é manter um padrão de excelência que englobe desde a estrutura física, o atendimento, a capacitação de professores e os materiais didáticos. O objetivo é proporcionar um ensino de qualidade e que esteja alinhado com a metodologia sociointeracionista adotada pela instituição.

Qual a missão do Santa Mônica Centro Educacional? 

Nessa perspectiva, o objetivo é organizar os grupos de alunos e planificar ideias centradas na construção do pensamento crítico. Focado em um trabalho em equipe, a proposta é priorizar a seleção didática que favoreça a cooperação, o questionamento e o incentivo à pesquisa.

Outro ponto relevante da missão da escola é o de ensinar os alunos a desenvolverem uma postura centrada em valores nobres. Nesse sentido, cultivamos a ideia de estimular uma aprendizagem mais significativa que permita a formação de agentes transformadores da realidade.

Para tanto, a escola investe nesse modelo de formação desde a base, a começar pelo uso de material didático diferenciado para a alfabetização. Ou seja, a meta é favorecer a formação de um ser proativo, crítico, pensante e com potencial de colaborar, positivamente, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por que seu filho deve estudar no SMCE?

A aquisição do conhecimento depende de ações focadas em uma construção conjunta. Logo, para a escola atingir um patamar de excelência, é necessário adotar modelos compatíveis com padrões diferenciados. Juntamente com a família, a escola deve preparar cidadãos capazes de desenvolver habilidades para crescer continuamente.

Para isso, o Santa Mônica Centro Educacional investe em um sistema educacional que fomenta o conhecimento além dos parâmetros curriculares. Para a nossa instituição, as famílias devem ter a segurança necessária de que seus filhos passarão por uma experiência valiosa, cujo aprendizado perdura por toda a vida.

Portanto, o Santa Mônica Centro Educacional reconhece que esse é um processo que envolve grandes responsabilidades. São muitos os desafios relacionados à formação intelectual e ao desenvolvimento dos estudantes. Por isso, a escola e a família devem estar alinhadas a esse objetivo.

Agora que já sabe que o SMCE é a melhor escola para o seu filho, não perca tempo: entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário