Quais as vantagens de usar tecnologia em sala de aula?

9 minutos para ler

Crianças que não saem do celular, tablet, computador ou TV passaram a representar uma preocupação relevante na sociedade atual. Isso porque os riscos vão do possível acesso a conteúdos violentos ou persuasivos às implicações que a superexposição às telas traz à saúde.

Mas não é por isso que a tecnologia deve ser completamente banida. Quando utilizada de maneira construtiva e moderada, ela pode, sim, trazer grandes benefícios às crianças, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem. O uso da tecnologia em sala de aula é um exemplo.

O emprego de recursos como games, filmes, pesquisas online e muito mais é capaz de tornar os conteúdos mais atrativos e facilitar a aprendizagem.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, vem com a gente!

Por que a tecnologia em sala de aula é importante?

A tecnologia na escola não é nenhuma novidade. Já se passaram muitos anos desde que os primeiros laboratórios de informática foram inseridos nos ambientes educacionais e que a internet se tornou um apoio importante para as atividades escolares.

No entanto, hoje vivemos um período de “educação para a tecnologia”, que se trata basicamente do direcionamento de esforços para que as crianças aprendam a usar os celulares, tablets e computadores a favor do seu conhecimento e desenvolvimento. Assim, suas habilidades criativas são exploradas de maneira saudável.

Com a introdução dos eletrônicos no dia a dia das crianças e a intensa exposição aos estímulos audiovisuais que eles sofrem, é crucial transformar a tecnologia em algo mais proveitoso. Exatamente por isso, ela pode e deve ser empregada na construção de sua jornada escolar.

Desse modo, o tempo de tela dos pequenos se transforma em horas de aprendizado. Essa dinâmica facilita a absorção do conhecimento e a memorização de conteúdos que antes eram aprendidos fora de contexto. Portanto, a tecnologia é um recurso indispensável para a educação do aluno moderno.

Quais são as vantagens desse recurso para o aprendizado dos alunos?

Quer saber como as crianças e os adolescentes se beneficiam da tecnologia em sala de aula? Então é melhor ficar de olho!

Estimula o interesse

Um dos maiores indícios de desatenção na escola é a reincidência de criança no celular em horas impróprias. Isso exprime a falta de interesse pelo conteúdo e talvez até pela metodologia adotada. Por isso, é preciso encontrar na própria tecnologia novos pontos de curiosidade para que os pequenos se mantenham atentos ao que realmente interessa.

Uma lousa digital, por exemplo, funciona com o mesmo recurso de touch que um celular. Além disso, a maior parte dos dispositivos eletrônicos permitem realizar pesquisas rápidas e ter acesso a uma quantidade enorme de informações que podem se tornar complementares ao conteúdo da aula.

Favorece o contato com outras culturas

Há algum tempo, talvez fosse inimaginável ter acesso a tantas informações como hoje ao alcance das mãos. O mesmo vale para o conhecimento sobre outras culturas e países. No entanto, com acesso à internet, qualquer criança pode derrubar as fronteiras físicas e geográficas existentes e descobrir coisas surpreendentes.

Essa oportunidade é uma ótima forma de explorar a curiosidade dos pequenos, expandir sua percepção sobre o mundo, trabalhar sua tolerância à diversidade e aguçar ainda mais seu interesse por alguns conhecimentos. Com isso, começamos por uma educação de crianças globais, que estarão preparadas para lidar com diversas tradições e respeitar as diferenças.

Personaliza o ensino

A tecnologia se utiliza frequentemente de dados. Estratégias, como a gamificação, por exemplo, permitem que cada aluno tenha o seu próprio usuário e avatar online, avançando pelos conteúdos de acordo com o seu conhecimento, recebendo recomendações de reforços e sendo constantemente desafiado. Isso é o ensino sendo personalizado para as necessidades de cada um.

Com as informações e o conteúdo à disposição, cada estudante pode avançar no seu próprio ritmo. Assim, aqueles que precisam revisitar o mesmo tema mais vezes, poderão fazê-lo. E quem não precisar, pode avançar nas suas condições particulares.

Flexibiliza os horários

Outro benefício importante de utilizar a tecnologia no ensino é que ela ajuda a flexibilizar os horários dos alunos. Na pandemia, por exemplo, essa foi uma possibilidade crucial porque, além das aulas ao vivo, os estudantes tiveram a possibilidade de reforçar seus aprendizados em outros momentos do dia.

E isso continua valendo mesmo após o período de reclusão social. O estudante que precisa reforçar, revisar ou ampliar os conhecimentos obtidos em sala de aula pode continuar aprendendo fora dela, em casa, em qualquer horário, desde que a escola disponibilize uma plataforma com os recursos certos.

Dinamiza as aulas

As aulas puramente expositivas funcionaram bem por um tempo, durante o qual os estudantes tinham menos estímulos e em que a escola era certamente mais rigorosa. Hoje, no entanto, é preciso mais do que isso para tornar as explicações dinâmicas e realmente atrativas.

Com os recursos tecnológicos certos, o professor conta com uma série de ferramentas que facilitam a exposição daquilo que ele está tentando passar, tal como:

  • videoaulas;
  • filmes;
  • jogos;
  • slides;
  • pesquisas online;
  • fóruns de debate etc.

Facilita a execução das atividades

Outra grande vantagem inegável da tecnologia é que ela facilita muito a execução de algumas atividades de classe e extraclasse. As pesquisas são o principal exemplo disso, já que os pequenos têm acesso a um mundo de informações a apenas alguns cliques de distância.

Com isso, eles podem explorar conceitos, levantar curiosidades, compilar informações e fortalecer seu aprendizado com a internet e outras ferramentas. Na sala de aula, isso pode poupar muito tempo e agilizar o levantamento de dados necessários para avançar nos estudos.

Como o Santa Mônica Centro Educacional usa a tecnologia nas suas aulas?

Para garantir que a tecnologia vai ser utilizada de maneira eficiente nas aulas do SMCE, nós a empregamos a partir de algumas frentes. Você poderá conhecer melhor cada uma dessas iniciativas a seguir.

Plataforma SAS

Esse é o material didático que utilizamos. Ele é adotado desde o maternal 2 até a 3ª série do Ensino Médio. É um sistema de ensino que gradativamente é espiralado com os componentes curriculares e trabalha as competências previstas na BNCC de forma linear.

Diferentemente de outras instituições de ensino, o Santa Mônica não usa em uma série um livro de tal editora e na outra de outra — sem ter uma sequência didática lógica. Sendo assim, com o SAS, a mesma essência é mantida. 

No sistema, contamos com livros didáticos e acesso ao Portal SAS. É nele que acontecem avaliações diagnósticas, há acesso ao Eureka, SAS Enem, Pratique redação e videoaulas — soluções que você vai conhecer mais adiante. Nesse caso, a família adquire um conjunto de soluções pedagógicas. Não é apenas um material impresso.

Eureka

Parte integrante da Plataforma SAS, é outra solução tecnológica eficiente. A cada capítulo do livro que termina, o aluno faz uma atividade de gamificação (do 4º ano ao 9º ano — português, história, geografia, ciências e matemática).

Essa é uma forma prazerosa de revisão para a criança. O jogo contém atividades alinhadas ao capítulo finalizado e, conforme vai acertando as questões, o grau de dificuldade só aumenta. Se tem dificuldade, ele reduz. Assim, o estudante vai ganhando pedras e pode concorrer com os colegas.

É um método estimulante e divertido de reforçar o conhecimento, mantendo o conteúdo interessante por mais tempo. Além disso, a própria experiência do game ajuda a tornar o aprendizado mais real e aplicável, ainda que seja apenas em um ambiente virtual.

SAS Enem

Todos os anos o SMCE realiza 6 simulados de maneira totalmente online. Com eles, os estudantes têm acesso a um relatório de exercícios para rever componentes que caíram naquelas questões em que eles tiveram mais dificuldade.

Por exemplo: se o aluno errou uma determinada questão, a plataforma oferece recursos para que ele consiga aprender sobre o assunto e corrigir essa defasagem. Para ser mais precisa nesse trabalho sugestivo, a escola atua de perto para desenvolver e aprimorar constantemente esses relatórios.

Pratique redação

O Pratique redação também é uma plataforma online e reúne diferentes temas de redação para o aluno treinar suas habilidades de comunicação escrita e sua técnica, especialmente para tirar boas notas em avaliações nacionais.

O mais interessante dessa ferramenta é que ela não oferece apenas um conteúdo, mas também explica como se faz uma redação. Além disso, ela conta com alguns temas essenciais, especialmente para desenvolver e formatar um texto específico.

Videoaulas

Outro recurso disponível são as videoaulas. Elas são de suma importância para que os alunos continuem tendo acesso ao conhecimento, mesmo fora das aulas presenciais. Assim, com explicações gravadas, cada estudante pode revisitar os assuntos abordados sempre que quiser.

Quando tiver dificuldade, o estudante tem a opção de chegar em casa, acessar a plataforma e acessar o conteúdo gravado, assistindo novamente a explicação quantas vezes forem necessárias. Isso é crucial para garantir o entendimento da matéria.

Como você viu, a tecnologia tem uma grande contribuição a oferecer para o desenvolvimento das nossas crianças. Por isso, as escolas não devem ignorar sua importância e nem o seu potencial de estímulo ao conhecimento dos pequenos.

Agora que você já entendeu a importância da tecnologia em sala de aula, que tal entrar em contato com o SMCE para entender como nós usamos esse recurso a favor da aprendizagem dos alunos?

Posts relacionados

Deixe um comentário