Entenda a importância do Projeto Pedagógico na educação

7 minutos para ler

Uma escola é um ambiente dinâmico do ponto de vista administrativo. Ela envolve uma série de setores, indispensáveis para a sua correta manutenção. Entre todas as atividades, hoje convidamos você a conhecer mais de perto a importância do projeto pedagógico. Que tal?

A construção desse projeto é fundamental para que as instituições consigam planejar o ensino que será executado no decorrer do ano letivo. É a partir dele que a escola vai demonstrar o que quer alcançar, quais são as suas metas, objetivos e prazos. Além disso, ela descreve o caminho que pretende trilhar para chegar lá.

Então, agora que você já entendeu mais ou menos do que estamos falando, chegou a hora de nos aprofundarmos no assunto. Vem com a gente!

O que é o projeto pedagógico?

Como você viu, o Projeto Político Pedagógico (PPP), como também é chamado, é um mapeamento da proposta escolar para um determinado ano letivo. Em resumo, ele é a proposta educacional da escola, por meio da qual você decide se ela está ou não alinhada com o que você espera para o seu filho.

É por meio dele que, além dos aspectos educacionais básicos, a escola e a comunidade podem encontrar uma forma de trabalhar juntos para desenvolver responsabilidades pessoais e coletivas que beneficiem as crianças. Assim, todo participam da construção e do alcance dos objetivos estabelecidos.

Indo um pouco adiante, podemos dizer que é o projeto pedagógico que define a identidade da escola, afinal, cada uma tem o seu, com propostas que podem ser “mais do mesmo” ou serem verdadeiramente adaptadas às demandas da comunidade. Para isso, é preciso atender, no mínimo, aos seguintes requisitos:

  • criar e executar uma proposta pedagógica;
  • administrar os recursos humanos, materiais e financeiros;
  • cumprir os dias letivos e as horas-aula estabelecidas;
  • garantir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
  • desenvolver meios para a recuperação de alunos com menor desempenho;
  • integrar a sociedade (famílias e comunidade) com a escola;
  • informar pai, mãe ou responsável legal sobre a frequência e o rendimento dos alunos.

Qual é a sua importância?

Em geral, podemos dizer que é por meio do projeto pedagógico que a escola define quais serão os conteúdos ensinados e de que maneira isso será feito, levando em conta a realidade cultural, social e econômica na qual ela está inserida. Além disso, é ele quem indica caminhos para ensinar com qualidade.

A importância do projeto pedagógico de uma escola se dá especialmente pelo fato de que ele estimula os membros da escola a reconhecerem e compreenderem os problemas desse ambiente. Assim, eles têm a oportunidade de pensar nas soluções mais adequadas, principalmente se trabalharem em conjunto com a comunidade.

É por isso que o diálogo e um bom relacionamento fazem parte dessa equação. É preciso agir com democracia, fazendo com que a produção de ideias se torne ainda mais efetiva e que os critérios mais objetivos possam ser empregados para o bom desenvolvimento da escola.

Portanto, o PPP é o instrumento que dá à escola as condições necessárias para que ela planeje, busque meios de colocar isso em prática, reúna as pessoas certas e conquiste os recursos para que seja possível aplicar o plano. É justamente por isso que é importante que as pessoas participem, incluir os funcionários, pais e comunidade.

Como participar de sua construção em conjunto com a escola?

Como não existe fórmula certa para a elaboração de um projeto pedagógico, cada escola pode optar por uma metodologia diferente. É comum a ideia de que a coletividade é uma boa alternativa para um plano completo, então, para isso, algumas instituições montam um conselho deliberativo para tanto, enquanto outras realizam as chamadas plenárias.

O importante nessa etapa é que todos tenham voz para expressar aquilo que esperam da escola, principalmente os que estão envolvidos diariamente na gestão escolar. Ainda assim, há espaço para que as famílias coloquem sua opinião e ponto de vista quanto ao que esperam e idealizam da formação de seus filhos.

Portanto, se você pensa que o ensino deveria ter uma abordagem mais profissional e menos acadêmica, essa é a hora de colocar a ideia. O mesmo vale para pais e responsáveis que acreditam que os alunos devam desenvolver uma formação mais crítica, ou que valorize a ciência, ou que esteja imersa em tecnologia, por exemplo.

Quais são as vantagens de uma boa construção?

Um bom projeto pedagógico é aquele que facilita a execução dos planos de trabalho dos docentes, mas que também beneficia ao máximo os alunos e, consequentemente, à comunidade. O que faz uma escola ser melhor que a outra? Certamente não é a qualidade da sua fachada, mas, sim, o seu plano pedagógico.

É ele quem vai determinar se os alunos desenvolverão habilidade e competências além daquelas encontradas na maioria da escola, se terão na sua rotina uma interação constante com a tecnologia ou se receberão bons programas de incentivo à prática de esportes, por exemplo. Mas isso tudo só vai ser decidido após uma minuciosa análise dos dados e de ideias propostas.

Quanto melhor for o projeto pedagógico, maiores as chances da escola conseguir o executar com facilidade e precisão. Também não adianta tentar recriar a roda e incluir um monte de atividades que serão impossíveis de cumprir no prazo disponível, percebe?

Então, envolvendo a comunidade e as famílias, as crianças podem aprender mais, desenvolver apreço por estudar, ganhar afinidade com conhecimentos específicos e ir além do ensino básico para se prepararem para a vida. Isso os tornará adultos mais conscientes, com mais informações sobre o mundo à sua volta e um melhor entendimento sobre os mais diversos aspectos da vida.

Como consultar o documento da escola do seu filho?

É muito importante que os pais tenham clareza sobre as metodologia de ensino, as formas de avaliação, o currículo exigido e a carga horária abordada pela escola antes de escolher onde matricular seu filho. Essas informações dizem respeito aos objetivos da instituição, que podem ser voltados para a preparação do aluno para o mercado de trabalho, para a formação de cidadãos mais críticos ou simplesmente para prestar vestibular, por exemplo.

Como não existe projeto pedagógico ideal, o mais importante é você ter certeza que ele está adequado para o que você e o estudante almejam. Então, isso vai variar de acordo com o perfil do aluno e do que é valorizado pela sua família.

Para ter acesso a esse documento, é simples. O projeto pedagógico na educação fica disponível para todos os pais e interessados que queiram consultar. Para isso, basta ir até à secretaria da instituição ou solicitar o documento por outros meios, como e-mail ou canais de atendimento.

Em resumo, a importância do projeto pedagógico parte de um diagnóstico do que precisa ser melhorado em uma instituição. Portanto, não adianta ficar replicando modelos antigos ou de outras instituições, visto que cada escola é única.

Além disso, lembre-se que esse plano deve ser flexível. Ele deve apontar uma direção, mas nunca restringir a escola de ajustar as velas ao longo do percurso, especialmente se houver críticas ou contribuições valiosas pelo caminho.

Agora que você já conhece a importância do projeto pedagógico, que tal nos contar o que você gostaria que fosse priorizado na educação da sua criança? Deixe um comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário