Como escolher uma boa escola infantil na Zona Oeste do Rio? Veja dicas!

10 minutos para ler

Na hora de escolher uma boa escola infantil na Zona Oeste do Rio, alguns detalhes não podem passar despercebidos. Como a escola é o espaço em que a criança passa longas horas do dia, fatores como a infraestrutura, segurança, formação dos professores e metodologia pedagógica são essenciais ao selecionar uma instituição de ensino.

Sob essa visão, saiba os requisitos que as famílias devem exigir para matricularem seus filhos em escola infantil na Zona Oeste do Rio. Veja a importância dessa escolha para o desempenho escolar e o desenvolvimento infantil. Ainda, saiba como identificar uma instituição de excelência que preza por valores inerentes a uma educação padronizada e de qualidade. Aproveite a leitura!

Por que é importante escolher uma boa escola infantil?

A primeira infância é uma das fases mais importantes do ciclo vital, pois os valores nela aprendidos se perpetuarão por toda a vida. Além disso, essa é a etapa de formação da personalidade da criança e da apreensão de certas habilidades e virtudes que influenciam a identidade.

Em consonância com o ensino pedagógico, a escola detém a responsabilidade de incutir nos alunos das séries iniciais, o desenvolvimento dos valores que interferem na personalidade e na maneira de construir suas relações com o mundo. Sendo assim, ao escolher uma instituição para essa fase do desenvolvimento, os pais devem considerar os impactos diretos em toda a vida da criança.

Por conta disso, é necessário analisar criteriosamente quais são os valores e princípios que a escola defende. Além disso, também há outros pontos relevantes como a adaptação às tendências, educação bilíngue e o alinhamento com as inovações tecnológicas. Considerando o perfil das novas gerações, tais quesitos tornam a escola moderna e atrativa.

Outros pontos que não podem ser ignorados se referem à formação e capacitação da equipe de professores, critérios de segurança e o tipo de material didático adotado. Assim, primeiramente, os pais devem avaliar os benefícios para o filho, depois, relacionar esses critérios com aspectos relacionados à comodidade, localização e infraestrutura.

Quais benefícios uma boa escola pode trazer para o seu filho? 

Em primeiro lugar, os pais devem avaliar o perfil do filho. Isso é crucial antes de tomar essa decisão, pois o interesse das crianças e as expectativas dos pais precisam se contrabalancear nesse momento. Tais particularidades são indispensáveis para que as aspirações de todos os envolvidos sejam atendidas.

Ademais, de nada adianta a família escolher uma escola que a criança não tem nenhum interesse em estudar. Nesse sentido, a orientação é dialogar, abertamente, colocar os pontos positivos para ambas as partes e, depois, decidir em conjunto. Essa escolha deve refletir os critérios que favoreçam o desempenho e o desenvolvimento das potencialidades da criança.

Além dos pré-requisitos já abordados, listamos mais alguns pontos que merecem atenção ao escolher uma escola infantil na Zona Oeste do Rio. Observe quais são as questões que trarão benefícios significativos para o aluno:

  • nível de integração social;
  • preocupação com o ensino de ética e cidadania; 
  • noções de respeito aos direitos humanos;
  • estímulo à aceitação da diversidade;
  • valorização de ações e propostas de inclusão;
  • qualificação profissional dos docentes e funcionários;
  • motivação ao desenvolvimento de novas habilidades em atividades extraclasse.

Como escolher uma boa escola infantil na Zona Oeste do Rio?

Entre tantas opções de escola na Zona Oeste do Rio, as famílias precisam analisar melhor aquela que mais se aproxima de suas aspirações, mas que também atende a expectativa do filho. Por tal razão, é necessário listar os requisitos primordiais e procurar a instituição que oferece a maioria deles. 

Diante da importância dessa escolha, destacamos os pontos de maior relevância para a sua decisão. Confira essas dicas:

  • projeto pedagógico bem elaborado e diferenciado;
  • planejamento anual bem estruturado centrado na eficiência do ensino-aprendizagem dos alunos;
  • clareza na missão e princípios;
  • investimento em recursos e metodologia de ensino atual;
  • equipe pedagógica tecnicamente preparada e professores bem treinados;
  • atendimento qualificado e humanizado em todas as etapas de contato;
  • carga horária otimizada e que favoreça uma rotina mais saudável;
  • qualidade de ensino focada nas diretrizes curriculares nacionais;
  • estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos em aprender novas coisas;
  • proposta pedagógica dinâmica e que promova um desempenho qualificado por meio de um processo educacional competente.

Como o SMCE pode ajudar com isso?

O Santa Mônica Centro Educacional é uma instituição referência em educação humanizada e no fino trato dos alunos que, devido ao alto nível de satisfação com a escola, são os maiores divulgadores de nossa marca. Priorizamos o desenvolvimento de metodologias aprimoradas de ensino que facilitam o aprendizado e estimulam o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças.

Por isso, estamos em constante adaptação para manter o alinhamento com as novas tendências de ensino e focamos em projetos pedagógicos estratégicos que despertem a curiosidade dos pequenos na sala de aula. Desse modo, os alunos vivenciam o lúdico, mas com propostas inovadoras que contribuem para a aprendizagem dos conteúdos didáticos e disciplinares.

Portanto, é fundamental que a escolha de uma escola infantil na Zona Oeste do Rio seja baseada em critérios diferenciados. Ou seja, essa decisão deve ser pautada em questões relacionadas não somente com a estrutura, mas principalmente com a experiência da escola em educar. 

Além disso, também trabalhamos centrados em aspectos relacionados ao cuidado com o bem-estar físico e emocional dos alunos. A prevenção e a promoção da saúde mental dos alunos e de toda a comunidade escolar é uma preocupação constante em nossa instituição.

No SMCE, priorizamos valores fundamentais para a formação da identidade e dos hábitos da criança. Logo, o Santa Mônica Centro Educacional objetiva levar educação de qualidade aos nossos alunos para manter a nossa missão institucional: formar cidadãos de bem, com pensamento crítico, valores éticos, com boas noções de respeito e cidadania.

Quais são os seus diferenciais? 

Depois da pandemia de Covid-19, as escolas precisaram se reinventar para promover a adaptação o ensino online e híbrido até a retomado do ensino presencial. Como essas mudanças aconteceram, praticamente, à velocidade da luz, muitas instituições que não estavam preparadas fecharam as portas.

No entanto, instituições diferenciadas como o SMCE, mesmo antes da pandemia já estavam alinhadas às novas tecnologias, o que facilitou a migração para as exigências dos novos tempos. Com isso, nossa instituição alcançou destaque no setor educacional e conquistou ainda mais respeito e admiração dos pais e dos alunos. 

Se você ainda está em dúvida sobre a escolha de uma escola infantil na Zona Oeste do Rio, confira quais são os diferenciais que tornam o SMCE a sua melhor alternativa. Vamos lá?

Atividades integrativas

Em todas séries a proposta pedagógica é centrada em estimular a participação em atividades integrativas com vistas ao desenvolvimento da autonomia e a interação social. Nosso objetivo é fazer com que o aluno desenvolva valores e virtudes, como o trabalho em equipe, respeito, solidariedade e cooperação. Tais aspectos auxiliam, diretamente, o processo de desenvolvimento e de empatia.

Plataforma SAS

Com o uso de uma tecnologia inovadora, o SAS é uma plataforma educacional que adiciona resultados mais eficientes à experiência de aprendizagem. Fundamentalmente, essa solução está subdividida em três pilares pedagógicos, a saber:

  • o socioemocional;
  • o cognitivo;
  • e a eficácia.

Pela nossa experiência na área de educação infantil, já percebemos que a combinação desses três pilares permitem que o aluno desenvolva, desde os anos iniciais, a inteligência emocional. Esse é um ponto crucial para manter bons relacionamentos com colegas e desenvolver as habilidades técnicas previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Quanto ao material didático, os conteúdos dos livros dialogam de forma simples e favorecem o resgate de conceitos aprendidos. Nesse contexto, o formato desses conteúdos facilitam o trabalho do professor, além de auxiliar no acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos pelos gestores escolares.

Ensino interativo

Hoje as crianças aprendem ao mesmo tempo que se divertem. Por isso, o SMCE oferece um ambiente estimulante, que utiliza toda potencialidade de animações, vídeos e recursos sonoros. Por meio deles é possível transformar a maneira de alfabetizar, ensinar uma segunda língua ou aprender disciplinas mais complexas como a matemática.

Mesmo antes da pandemia, essa interatividade já era cultivada pela nossa instituição. Por conta disso, nossos alunos se adaptaram mais rapidamente às mudanças exigidas pelos protocolos sanitários, como o ensino remoto. No retorno ao presencial, os professores não perceberam prejuízos, haja vista que os estudantes já haviam desenvolvido habilidades sociais relacionadas à interatividade remota.

Segurança

Em nossas escolas infantis lozalicadas na Zona Oeste do Rio os critérios de segurança são primordiais. A proposta do SMCE é proteger a integridade de nossos alunos, pais, professores, funcionários e todos aqueles que compõem, de forma direta ou indiretamente, a nossa comunidade escolar. 

Por esse motivo, nossas unidades são equipadas com um moderno sistema de segurança que permite aos pais e responsáveis saberem os horários exatos de entrada e saída do aluno na escola. Acoplado à catraca, há um sistema que envia mensagens instantâneas pelo aplicativo (IsCool app).

Diversas unidades

Outro fator que conta muitos pontos na hora de escolher uma escola é, certamente, a proximidade com o local da residência ou de trabalho dos pais ou responsáveis. Neste ponto, o Santa Mônica Centro Educacional também sai à frente: temos seis unidades na Zona Oeste do Rio, localizadas na Barra da Tijuca, Recreio, Freguesia, Campo Grande e Santa Cruz.

Nosso artigo está chegando ao final. Mas ainda há tempo de perguntar se você tem dúvidas sobre matricular o seu filho em uma das melhores escola infantil da Zona Oeste do Rio. Como notou, são diversas razões para escolher o Santa Mônica Centro Educacional, a instituição que oferece o que há de melhor em termos de educação infantil.

Agora que você já sabe como escolher uma boa escola infantil na Zona Oeste do Rio, entre em contato com o Santa Mônica Centro Educacional!

Posts relacionados

Deixe um comentário