Crianças de férias? Veja 8 dicas do que fazer!

6 minutos para ler

Há uma realidade que muitos pais vivenciam duas vezes por ano e, ainda assim, se veem com dúvidas sobre como se planejar para ela. Estamos falando das férias escolares. Afinal, um dos receios dos adultos é que as crianças de férias acabem ociosas, passando muito tempo em frente à TV e ao celular e, o pior: quase sem sair de casa. Ou seja, não aproveitem esse período como deveriam.

O motivo da preocupação é muito claro: a infância é uma fase da vida que requer estímulos constantes para a garotada se desenvolver física e mentalmente, trabalhar a criatividade, aprimorar a cognição e crescer adequadamente. Portanto, as férias devem contar com uma boa programação. Melhor ainda, quando os pais participam ativamente dela, o que ajuda a fortalecer os laços afetivos e a cultivar histórias familiares.

Pensando nisso, reunimos 8 dicas de atividades para essa época do ano que vão inspirar a família. Confira!

1. Ir ao cinema

Para começar, que tal ir ao cinema com as crianças nos fins de semana? Esse é, sem dúvidas, um dos programas que agradam em cheio a garotada.

O foco é, claramente, o entretenimento. Porém, você passa um bom tempo de qualidade com os filhos e, ao mesmo tempo, tem a chance de conhecer mais sobre aquilo que eles acompanham, gostam e fazem no tempo livre.

2. Fazer piquenique

Se há uma ou mais áreas verdes na sua cidade (como parques, zoológicos e/ou jardins botânicos), aproveite para conhecê-los com os seus filhos. Você pode planejar não apenas o passeio até esse cantos, mas também, um piquenique no qual a família se reúne para passar uma manhã ou tarde, celebrando a vida e a união.

3. Andar de bicicleta

A terceira dica envolve uma atividade física para crianças. Para sermos mais precisos, trata-se de andar de bicicleta em praças e parques com ciclofaixas ou áreas voltadas a circulação de bikes. Para uma parte da garotada, esse pode ser o momento de aprender a habilidade de se equilibrar e se movimentar sobre duas rodas ao lado dos pais.

Já para a outra, essa atividade vai servir para se criar o hábito de pedalar e de se exercitar com algo que pode ser leve, prazeroso e divertido. De quebra, tanto você quanto os seus filhos vão se beneficiar das vantagens de manter o corpo ativo, como o ganho de resistência, a melhora da circulação sanguínea e o aumento da força muscular.

4. Ler livros

Quer aproveitar as crianças de férias para estimular ainda mais o hábito da leitura nelas? Programe idas semanais a uma biblioteca ou uma livraria diferente da sua cidade.

Leve-as não apenas para conhecer o local, mas também, para ter a experiência de ler um livro no ambiente, enquanto estão cercadas de centenas de outras obras. A leitura fica muito mais imersiva e instigante!

Uma dica interessante é combinar de cada um de vocês conferir um título diferente e, após determinado tempo, conversarem sobre os livros que escolheram.

5. Desenhar e pintar

Que tal levar os seus filhos para se divertir com você em ateliês de desenho e pintura? Vários espaços do tipo costumam ter dias abertos ao público ou programas de lazer, nos quais as pessoas podem reservar horários para experimentar ser um artista por um dia.

Essa é uma oportunidade excelente para ter registros cheios de recordação com os pequenos, e o melhor: estimulá-los a dar asas à imaginação, ao pensamento abstrato, à ludicidade e à criatividade.

6. Fazer passeios culturais

A sexta dica do que fazer com crianças de férias é montar um cronograma de passeios culturais. Afinal, inúmeras cidades do país contam com museus, teatros, pinacotecas, centros de arte e cultura, galerias e afins.

Em muitos locais, é possível encontrar exposições ou mostras voltadas para o público infantojuvenil, com atividades sensoriais, interativas e repletas de aprendizado sobre arte na infância.

Inclusive, vários desses espaços têm entrada gratuita ou social, o que os torna um atrativo a mais para quem quer mais opções de lazer sem gastar a mais por isso.

7. Acampar em casa

Todas as atividades anteriores são fora de casa. Porém, fique tranquilo! Também dá para inserir alguns programas para fazer junto dos filhos sem precisar sair do lar.

Um deles é o acampamento caseiro, em que vocês montam uma barraca em um espaço aberto, como uma varanda, um terraço ou quintal, e vivenciam a experiência de dormir longe dos hábitos da rotina.

Para tornar o momento ainda mais divertido, vale a pena improvisar roupas de exploradores, kits de sobrevivência na selva e brincadeiras sobre como se orientar pelas estrelas e a posição da lua.

8. Fazer um jardim

Por fim, há outra atividade que você pode fazer em casa e que incentiva o contato das crianças com a natureza: a criação de um jardim. Se você tem uma área ao ar livre, como um quintal, pode montar canteiros de flores, ou mesmo uma pequena horta nele (com ervas e hortaliças).

Já para quem mora em apartamento, a dica é fazer jardins verticais na varanda, hall de entrada ou corredores. O objetivo, aqui, é que os pequenos aprendam mais sobre o processo de cultivar plantas, conheçam as diferenças entre as espécies e se aprofundem sobre ecologia. Tudo isso, enquanto colocam a mão na terra!

Como mostrado, ter crianças de férias requer pensar em um cronograma de atividades que não só proporcionem lazer e diversão, mas também, momentos que favoreçam a saúde mental, o bem-estar físico, o aprendizado extraclasse e o desenvolvimento infantil. Por isso, adote as nossas dicas e não se esqueça de estar presente no máximo de programas com os seus filhos.

Esse empenho da sua parte vai contribuir para estreitar os laços com eles e melhorar a comunicação entre vocês. De quebra, ajudar a construir memórias afetivas que vão ficar no coração das crianças todas as vezes que se lembrarem dessas férias especiais.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais com outros pais que também estão com dúvidas sobre o que fazer no recesso escolar dos filhos!

Posts relacionados

Deixe um comentário