Como incentivar a leitura infantil? Conheça 5 dicas!

7 minutos para ler

Ao longo dos últimos anos, observamos uma utilização cada vez mais intensa da tecnologia, não apenas por adultos, mas também por crianças e adolescentes. Esse uso excessivo já vem causando impactos nos processos de leitura e escrita durante a infância.

Afinal, a fixação das crianças por telas e outros aparatos tecnológicos — como tablets, computadores e smartphones —faz com que elas leiam cada vez menos livros, preferindo as informações rápidas adquiridas por meio dessas ferramentas. Com isso, tanto a escola quanto os pais e responsáveis estão buscando como incentivar a leitura infantil e, assim, mudar essa realidade.

Quer conhecer mais sobre o papel da leitura na infância e descobrir como estimular o interesse da criança pelos livros? Confira!

Qual é a importância da leitura para o desenvolvimento infantil?

É inegável que, na infância, ouvir histórias proporciona aprendizados que não ocorreriam normalmente no dia a dia da criança. Afinal, com a leitura, os pequenos adquirem um vocabulário mais rico e desenvolvem novas habilidades de linguagem.

Tudo isso melhora a capacidade de ler e escrever, facilitando o processo de aprendizagem durante a fase da alfabetização. Ou seja, o hábito da leitura estimula as habilidades necessárias para melhorar o desempenho escolar.

Desse modo, entre os principais benefícios de incentivar a leitura durante a infância, temos:

  • desenvolvimento de habilidades e conhecimentos;
  • enriquecimento do vocabulário;
  • aprimoramento da escrita;
  • estímulo da criatividade e da autonomia;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • desenvolvimento do senso crítico;
  • redução do estresse;
  • aprimoramento das habilidades de comunicação;
  • melhora no relacionamento interpessoal;
  • melhores resultados acadêmicos futuros.

Qual é a idade ideal para apresentar livros às crianças?

Para servir como um pilar sólido no desenvolvimento infantil, o hábito da leitura precisa respeitar e acompanhar os estágios psíquicos e intelectuais da criança. Desse modo, compreender essas fases ajuda a determinar quando e de que forma apresentar os livros aos pequenos.

Quando falamos em incentivar hábitos de leitura durante a infância, não podemos ignorar o papel da família e da escola nessa missão. Afinal, é no seio familiar e no ambiente escolar que a criança adquire novos hábitos. Ou seja, os pequenos observam e repetem comportamentos de pais, cuidadores e professores.

Embora a criança aprenda a ler por volta dos 6/7 anos, é fundamental que os livros sejam apresentados antes dessa idade, para estimular o interesse e criar o costume da leitura. Pensando nisso, vale inserir os livros na rotina infantil desde a mais tenra idade.

Uma dica é iniciar a contação de histórias enquanto forem bebês. Para manter a atenção de crianças pequenas, use a abuse de ferramentas lúdicas e comece por narrativas mais curtas e leves.

Conforme a criança cresce, é possível intensificar esse contato com os livros, deixando-a livre para manusear os exemplares, escolher suas histórias preferidas e interagir mais ativamente com as palavras, despertando seu interesse para esse novo hobby.

Confira 5 dicas para incentivar a leitura infantil

Para estimular uma relação positiva da criança com a leitura é importante que o hábito seja introduzido com naturalidade, criando oportunidades diversificadas de contato com os livros, sem que isso se torne uma atividade obrigatória.

Quanto mais prazerosa a atividade se tornar para o pequeno, maiores serão as chances dele manter esse hábito por toda a vida. Confira, a seguir, 5 dicas de como incentivar a leitura infantil e criar cenários lúdicos e criativos para introduzir esse hábito na vida dos filhos.

1. Crie um cantinho da leitura

Que tal separar um local para leitura? Ter uma área reservada contribui para que a criança fique concentrada na história e consiga se desconectar de outras atividades. Na hora de criar o cantinho da leitura do seu pequeno, tenha atenção a alguns detalhes:

  • espalhe almofadas no chão;
  • adicione uma iluminação adequada;
  • coloque móveis de fácil acesso à criança.

Para deixar o lugar ainda mais aconchegante, vale colocar alguns bichinhos de pelúcia (ou outros brinquedos) e criar uma espécie de cabaninha, que pode ser feita com lençóis e cadeiras. Outra dica é inventar um nome bem legal para esse espaço, contribuindo para que a criança se sinta em um lugar mágico onde ela pode viver muitos momentos especiais.

2. Diversifique os livros

Existem tantas histórias disponíveis para as crianças que fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Pois, saiba que não é preciso optar apenas por um tipo. Pelo contrário, diversificar os gêneros literários é muito importante para o desenvolvimento do pequeno leitor.

Entre as diversas opções disponíveis, existem muitos livros de fantasia, humor, aventura, mistério, poemas, etc. Quando a criança entra em contato com diferentes categorias de textos ela é exposta a uma maior variedade de palavras e narrativas. Isso contribui para que ela aprenda a gostar de vários tipos de livros, além de ajudar a descobrir suas preferências.

3. Faça parte de um Clube do Livro

Como vimos, uma forma de incentivar o gosto pelos livros é ter sempre novas histórias à disposição. Então, imagine a alegria do pequeno ao receber todo mês em sua casa um pacote com uma nova história. É isso o que acontece ao participar de um Clube do Livro.

Por isso, se você deseja oferecer variedade a sua criança, faça parte de um Clube do Livro infantil. As obras são selecionadas por uma equipe especializada que separa as histórias conforme a faixa etária e a etapa do desenvolvimento. É uma ferramenta bem prática, visto que os livros chegam diretamente na residência dos participantes.

4. Esteja atento aos interesses

Conforme os hábitos de leitura vão sendo construídos, é natural que a criança desenvolva suas próprias preferências. Mesmo que não seja um gosto compartilhado com os pais, é importante ter atenção a esses interesses e respeitar o gosto do seu filho.

Isso é particularmente importante na hora de oferecer novos títulos. Assim, investigue os interesses da criança para acertar na hora de presenteá-la com um livro que ela realmente possa gostar. Essa é uma excelente maneira de incentivar o gosto pela leitura!

5. Leia junto

Uma ótima forma de estimular o hábito da leitura é fazer isso junto. Afinal, as crianças aprendem muito rápido e ver o adulto lendo e contando histórias incentiva que elas façam o mesmo. Essa é uma dica importante que já pode ser colocada em prática enquanto o pequeno ainda não consegue ler sozinho.

Mas não se esqueça: o ato de ler deve ser um momento de diversão! Por isso, abuse da criatividade na hora da leitura. Além de arrancar boas risadas, saber contar uma história prende a atenção e cria vínculos com a narrativa e os personagens.

Aprendeu como incentivar a leitura infantil? Criar o hábito de ler ainda durante a infância é fundamental para a formação de futuros leitores, além de ser essencial para o desenvolvimento das crianças de várias formas. Os benefícios de incluir livros na rotina são diversos e poderão ser sentidos por um longo prazo.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como colocar em prática as dicas que demos aqui? Saiba como fazer contação de histórias e conheça os benefícios dessa prática!

Posts relacionados

Deixe um comentário